segunda-feira, 21 de maio de 2012

Brasileirão 2012: Quem leva a melhor?

 Novamente vez nesse mês de Maio, o assunto aqui no Levemente será futebol. No dia 09 de Maio, o nosso querido Alex falou sobre toda a paixão que cerca esse esporte tão apreciado por nós, brasileiros (relembre aqui). E nesse final de semana, como muitos sabem, tivemos o início do campeonato nacional mais equilibrado do mundo. O charmoso, famoso, emocionante e incerto BRASILEIRÃO.

A elite do futebol no Brasil está pronta para a disputa.


Disputado na fórmula de pontos corridos, o Brasileirão tem 38 rodadas, sendo dividido o primeiro turno em 19 rodadas e o segundo mais 19. A equipe que atingir o maior número de pontos ao longo das 38 rodadas será considerada a campeã do ano. Em jogo, também estão as vagas para a disputa da Taça Libertadores do ano seguinte, a competição mais importante das Américas. Além disso, rola a briga de cada time para não ser um dos quatro últimos colocados, sendo consequentemente rebaixado para a temida “série B”, uma divisão abaixo da elite nacional.

Feito um rápido resumo sobre a disputa, hora de uma pequena análise de cada um dos 20 times e de um “momento mãe Diná”, com pequenos palpites sobre o futuro de cada equipe no Brasileirão deste ano. Vamos lá.

Atlético Goianiense:  Único representante de Goiás na disputa, o Atlético Goianiense vem se mantendo firme na elite do futebol nacional desde que subiu. Sem dar muito trabalho na disputa por título ou Libertadores, a equipe também não se viu ameaçada por rebaixamento nos campeonatos mais recentes, e em 2012 não deve ser diferente. Deve permanecer na série A, mas sem obter demais conquistas.

Atlético Mineiro: Com apenas um título Brasileiro, em 1971, o “Galo” (como é conhecido) não vem dando muitas alegrias à sua torcida nos últimos nacionais. Ultimamente, vem disputando apenas na parte de baixo da tabela, na briga para não ser rebaixado. Com elenco limitado, não deve se projetar ao título, e novamente briga pra não cair. No entanto, creio que mais uma vez vai conseguir se manter na elite para a disputa de 2013.

Bahia: Com dois títulos nacionais em sua história, atualmente o Bahia é uma equipe muito instável e também com elenco limitado. O time não caiu por pouco em 2011 e se não abrir o olho, é forte candidato ao descenso em 2012.

Botafogo: O Botafogo, assim como o Bahia, tem dois títulos nacionais em sua história. Na atualidade, é uma equipe que sempre entra como incógnita no Brasileirão. Oscila demais durante a competição, prova disso é que no ano passado chegou a ser líder em determinado momento, e no fim das contas, não conseguiu nem uma vaga para a Libertadores. O time alterna grandes jogos com partidas horríveis. Pelo elenco que tem, caso não oscile tanto, pode ser um bom candidato a vaga na Libertadores de 2013.

Corinthians: Atual campeão Brasileiro e com cinco títulos na bagagem, o Corinthians tem tudo para novamente ter um belo desempenho na competição nacional. Com um elenco forte e entrosado, a equipe aparece entre as favoritas para o título de 2012.

Coritiba: Classificado entre os 8 primeiros colocados da temporada passada, o Coritiba deve conseguir realizar tal feito novamente. Muito forte jogando em seus domínios, a equipe do Paraná pode dar muito trabalho aos seus adversários ao longo da competição.

Cruzeiro: Acostumado a ser figurante na parte de cima da tabela, na temporada passada o Cruzeiro ficou a dois pontos da zona do rebaixamento e por pouco não caiu para a série B deste ano. O elenco não se fortaleceu tanto assim, prova disso é que não conseguiu chegar às finais do campeonato regional. Novamente deve brigar para não cair.

Figueirense: A equipe sensação de 2011 ficou a dois pontos de uma vaga na Libertadores. Apesar de ter perdido alguns destaques do time do ano passado, deve voltar a fazer uma bela campanha e ser um temido coadjuvante novamente.

Flamengo: Apesar de ser um time desorganizado em alguns pontos, como atraso de salários e trocas constantes de treinador, o Flamengo conseguiu um importante 4º lugar no campeonato passado e deve repetir a dose esse ano, conquistando novamente uma vaga para a competição continental. 

Fluminense: Campeão em 2010 e 3º colocado no ano passado, o Flu deve brigar novamente pelo título Nacional. Contando com ótimos jogadores como, Deco e Fred, o time carioca figura entre os favoritos à conquista.

Grêmio: Apesar de não ter feito um campeonato tão empolgante em 2011, o Grêmio sempre entra como favorito devido a sua tradição e por se portar muito bem em momentos de dificuldade. Talvez por isso, tenha o apelido de “Imortal”. Deve fazer um bom campeonato.

Internacional: Maior Rival do mencionado acima, Grêmio, o Inter ficou com o 5º lugar e última vaga para a disputa da Libertadores no ano passado. Em alguns momentos, brigou diretamente pelo título, e nesse ano não deve ser diferente. Equipe de tradição, acostumada a ganhar títulos, merece respeito e deve fazer um belo campeonato.

Náutico: Recém promovido da série B, o time do Náutico é muito perigoso jogando dentro de casa. No entanto, deve ser presa fácil jogando fora de seus domínios. Na minha opinião, um dos candidatos a ser rebaixado.

Palmeiras: Com oito títulos brasileiros, após a unificação, o Palmeiras há tempos não consegue vencer o Brasileirão. No ano passado não empolgou e ficou apenas na 11ª colocação, pouco para um time de tanta tradição. O elenco não está tão fortalecido em relação ao ano passado, e muito dependente de bolas paradas, novamente deve ficar na parte intermediária da tabela, sem preocupações com rebaixamento, mas ao mesmo tempo sem aspirações ao título.

Ponte Preta: Apesar da bela campanha no Campeonato Paulista, a equipe de Campinas não deve segurar o ritmo mais forte do Brasileirão. Uma das equipes candidatas ao rebaixamento.

Portuguesa: Rebaixada no Campeonato Paulista e com elenco muito limitado, a “Lusa” deve ser rebaixada também na competição nacional.

Santos: Ultimamente, o Santos quando entra em qualquer competição é considerado favorito. Com Neymar & Cia, o time deve dar muito trabalho esse ano, despontando como candidato fortíssimo ao título de 2012. 

São Paulo: Com o tri campeonato em 2006, 2007 e 2008, o time do Morumbi está mais do que acostumado a disputar e vencer o Brasileirão. Com muita tradição e um elenco mais forte do que aquele do ano passado, o São Paulo tem tudo para conseguir uma vaga na Libertadores ou até mesmo conquistar mais um título Brasileiro.

Sport: Outra equipe recém promovida da série B, é muito forte jogando dentro de casa e deve se manter na parte intermediária da tabela até o final.

Vasco: Atual vice campeão Brasileiro, o time do Vasco deve brigar novamente na parte de cima da tabela, almejando título e vaga para a Libertadores do ano que vem.

Agora, após esses pequenos palpites, é hora de torcer, vibrar e apostar as fichas no seu clube de coração para que em 2012 ele faça uma bela campanha. Com tantas equipes de qualidade e tradição, fica difícil escolher um "favorito absoluto". Mas, que esse ano o campeonato seja tão disputado e acirrado como no ano passado, e que vença o melhor. (Corinthians, claro)

Guilherme Olimpio

Obs.: Semana passada, nós ultrapassamos a marca de 4.000 visitas, e em nome do Levemente, gostaria de agradecer por todo o reconhecimento e atenção que vocês vêm dando ao nosso trabalho. Continuem assim, compartilhando a leveza por aí.
Leveza pra vocês e uma ótima semana a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário