segunda-feira, 28 de maio de 2012

E? NEM!


Hoje, 28/05/2012, estão abertas as inscrições para o ENEM 2012. Sim, o Exame Nacional do Ensino Médio, mais uma vez acontecerá, desta vez nos dias 03 e 04 de Novembro, com todas as suas 180 questões mais uma Redação.

Toda pessoa que pensa em ingressar numa faculdade em 2013 está ligado no que o ENEM pode oferecer, no caso da sua nota ser alta. Entrar numa faculdade federal se torna muito mais simples, com o ENEM, pois você pode utilizar a nota do exame e aplicá-la para tentar ser chamado para alguma faculdade.

O ENEM também serve para medir como anda a educação no Brasil. Um dos objetivos do MEC é analisar, com as notas, se precisa melhorar o ensino, o que precisa mudar e quais são os pontos que os alunos sentem mais dificuldade sobre a matéria.



Mas... Será?

Pois é, meu companheiro, o ENEM sofre muitas críticas sobre sua eficiência, sobre seu método de correção, sobre falhas e etc. Muitos alunos protestam contra a eficácia do Exame, alegando que muitas provas são corrigidas de forma equivocada, principalmente quando se trata das redações. Muitos textos com 7, 8 linhas ganham notas próximas a 1000, enquanto textos ótimos ficam apenas com 600, 700.

A educação no Brasil ainda tem muito o que melhorar, e o ENEM reflete bem os nossos problemas. Como ele é basicamente o resumo de anos de estudo que os alunos tiveram, a equação é fácil: Educação ruim -> Ensino ruim -> Exame ruim. Por isso, o governo ainda deve se conscientizar e elaborar uma educação digna, para assim todo o esforço de alunos que levam o ensino a sério ser recompensado na hora do exame.



Enquanto a educação não for prioridade por parte das autoridades, o ENEM ainda será essa “bagunça” e totalmente ineficiente. Mas, mesmo assim, somos brasileiros, e nossa obrigação é fazer o melhor pelo país. Por isso, meu caro aluno... Faça sua inscrição imediatamente!

Porque só os que passarem pela “experiência ENEM” poderão falar, futuramente: E? NEM.

Alex Sales
OBS.: Não esqueça de nos curtir no Facebook e nos seguir no Twitter! É só olhar ali nos botões no canto superior direito. Um grande abraço, quarta-feira tem mais leveza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário