segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Aproximando ou Afastando?


A cada novo passo que o universo da tecnologia dá, muitos de nós ficamos entusiasmados e ansiosos por poder fazer uso de tais novidades, afinal, esses novos passos significam também melhorias no nosso cotidiano. As principais melhorias ocorrem principalmente na área da comunicação. Celulares poderosos, programas de internet com recurso de videoconferências em tempo real e redes sociais cada vez mais interativas são só alguns dos muitos recursos que vem sendo lançados e melhorados para que as pessoas se comuniquem.



No entanto, é de costume que quando avanços tecnológicos muito interessantes ocorrem, hábitos tradicionais sejam consequentemente deixados para trás. Até aí nada de ruim. Porém, quando hábitos tradicionais IMPORTANTES e essenciais são esquecidos, a situação começa a complicar... Principalmente quando o assunto é comunicação.

Com tantos recursos inteligentes para se comunicar, muitas pessoas não enxergam mais necessidade em se encontrar com as outras para uma conversa “cara a cara”. E mais do que isso, ao ficar “viciado” na comunicação digital, cria-se uma dificuldade em conversar pessoalmente e falar em público.



Comunicação usando meios tecnológicos é importante, pois consegue deixar mais próximo tudo aquilo que parece distante. Mas por ironia, acaba afastando o que antes costumava ser mais próximo, extinguindo o contato real entre as pessoas e limitando interações importantes apenas ao ambiente digital e tecnológico.

É preciso entender que nada se compara ao “tradicional” quando pensamos em nos comunicar. Além de uma conversa mais proveitosa, nós muitas vezes conseguimos identificar as reais intenções ou interesses da outra pessoa num papo frente a frente. Não é como, por exemplo, quando numa conversa via MSN, chat ou sms, após um comentário a outra pessoa sequer esboçar um sorriso, mas mandar inúmeros “KKKKK”.

Tecnologia SIM. Fim de hábitos tradicionais importantes NÃO.



Tema do post sugerido pela Giovanna Fetter ( @_likeagi6 ). Um beijo pra ela.

Guilherme Olimpio

Obs.: Interessados em escrever no blog, não se esqueçam de enviar seus textos para o email levementeblog@hotmail.com até Sexta-Feira (dia 31/08) às 20h30min. Para mais informações, leiam nosso post explicativo CLICANDO AQUI ou acessem e curtam nossa página no FACEBOOK.
Tenham uma ótima semana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário