sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Oi, oi, oi.


Eu bem que tentei deixar isso passar despercebido. Bem que tentei não ceder à massa, que está fervorosa à espera do final da história. Mas, não consegui. E, neste texto, pretendo problematizar um fato que faz parte do cotidiano de todo brasileiro: por que nós gostamos tanto das telenovelas? Por isso, na busca por uma resposta, listarei 3 motivos interessantes, que justificam a paixão que move um país todo.


1 – Verossimilhança: É nítido que as novelas tentam parecer cada vez mais com a vida real. Peguemos o exemplo da atual novela, “Avenida Brasil”. A trama se passa numa comunidade, com um enredo que mostra a busca inacabável por justiça de uma menina que sofreu muito na mão de sua ex-madrasta. Não é uma história que foge muito do mundo atual, podendo acontecer em qualquer lugar, a qualquer hora. A verossimilhança aproxima o telespectador de forma rápida e sem erros, onde ele se vê no lugar de alguma personagem da história. É uma tática para o sucesso.

2 – Problemas sociais: Dentro de uma telenovela, sempre existem algumas personagens que são quadros para alguma questão social. Um analfabeto, um polígamo, ou um jogador de futebol homossexual... Estes têm como função: causar polêmica, cair no gosto do público e escancarar o problema em questão. Geralmente, são os que caem no gosto popular. Até porque, todo mundo sente o espírito de “defensor dos pobres e oprimidos”.

3 – Gostamos de cuidar da vida dos outros: As telenovelas são um BANQUETE pros fofoqueiros e “cuidadores profissionais de vida alheia”. Ela foi feita pra você cuidar da vida de diversas pessoas ao mesmo tempo, poder falar mal de todo mundo, e o melhor: SEM SOFRER CONSEQUÊNCIAS DEPOIS! Aproveitem, cobras de plantão.

Esses 3 motivos são os principais fatores para tornar algo tão besta um sucesso estrondoso. É como se fosse uma equação: fator 1 + fator 2 + fator 3 = sucesso. Não se pode negar que as novelas, juntamente com o futebol, o bumbum e o samba, são uma paixão nacional e faz parte de nossa cultura verde e amarela.

Provavelmente, alguns leitores já devem ter desistido de ler o post de hoje, porque né... Todos aqui são muito cultos (a.k.a. hipsters chatinhos) e não gostam de se juntar à grande massa que assiste Tufão e Carminha. Porém, eu não podia deixar barato. E aposto que muitos estarão vidrados na frente da TV, daqui alguns instantes, para assistir o final da novela que mexeu com todo mundo.

Boa novela a vocês. #GoTufão

Alex Sales

OBS.: Eaí, já curtiram nossa página no Facebook? Já nos seguiram no Twitter? E já assistiram nosso vlog, no YouTube? O que vocês tão esperando????

Nenhum comentário:

Postar um comentário