sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Sonhos...

   Durante o dia acumulamos certos tipos de conhecimento e adquirimos diversas experiências, sejam boas ou ruins, mas adquirimos. Depois de tudo isso, quando o cansaço chega, a coisa que mais queremos é uma cama pra deitar e dormir.  Daí a gente dorme, dorme e sonha. Vocês nunca pararam pra pensar no quão maluco é o ato de sonhar? Bom, eu sim, e sempre. E como o ser humano é "tudo igual" , tenho certeza que  vocês já se questionaram, ao menos uma vez na vida, sobre isso.
    
   Psicologicamente falando existem dois estados em que a mente humana possa se encontrar: O consciente e o inconsciente. O consciente, é claro, determina os acontecimentos que conhecemos, ou seja, temos a ciência do que ocorreu. Já a parte inconsciente, como o próprio nome já diz, é a parte do cérebro em que se encontram as informações que nós não temos a ciência, o conhecimento de que existe. Mas, mesmo assim ela existe, está lá e fazendo a parte dela.

    Um sonho nada mais é do que isso, uma manifestação do inconsciente para o consciente. É isso aí, sonhos são tentativas que a inconsciência e outros sistemas cerebrais nos oferecem para uma compreensão maior sobre situações que se encontram escondidas dentro de nós. Enfim, chega de falar de teorias psicológicas e vamos partir logo pra prática.


     Desejos, todos nós temos desejos. Desejamos isso, desejamos aquilo. Queremos sempre algo para suprir nossa satisfação e condicionar uma felicidade maior. E de tanto isso ficar na nossa cabeça o dia inteiro é justamente na hora que estamos mais sensíveis, quando estamos sonhando, é que esses pensamentos se tornam "reais". É, conseguimos e vivenciamos, mesmo dormindo, a coisa que mais desejamos e pensamos enquanto estamos acordados. Porém fica a critério de cada um avaliar se isso é bom ou não. Há quem fique bravo ao acordar e perceber que o seu maior sonho não passava de um sonho. E há quem fique feliz, por pelo menos uma vez, um momento, "vivenciar" tudo aquilo que mais sonhou.

      No entanto, não é só em desejos que os sonhos se manifestam, mas também  na repressão desses desejos. Negamos verdades para nós mesmos o tempo inteiro. Mentimos para o espelho dizendo que não queremos tais coisas, que não precisamos e que tudo está bem do jeito que está. Acostumamos a trabalhar o consciente baseando-se na constante negação. E é aí que o propósito da existência do sonho entra em ação. O sonho mostra completamente o contrário do que pensamos quando estamos acordado. Ele nos revela que queremos sim tal coisa, que sim, precisamos dela e que principalmente as coisas não vão nada bem. Pensem como se quisessem muito algo, mas tem vergonha e medo de admitir para si mesmo o quão importante isso é pra você.

   Queria, mas não vou discutir a noção de realidade que um sonho pode nos mostrar(aposto que vocês já tiveram um sonho em que tudo parecia ser real). Essa noção é um assunto muito mais maluco do que já falei aqui, daria até pra escrever um livro. Mas, pra quem quiser pensar, saibam que a atividade cerebral em um sonho é tão intensa quanto a do estado de vigília, logo não é "tão" diferente assim. Por fim, sonhamos porque queremos ou rejeitamos muito algo.  Então se você sonha muito com uma coisa, ou com alguém, pode ter certeza que isso é valioso pra você. Fato é que todo sonho tem um significado, mesmo o mais sem sentido. E resta a cada um de nós descobrir o porque e a origem de cada um deles. Como o filósofo Platão diz: Os sonhos revelam a verdadeira natureza do ser humano, sua verdadeira essência, seu verdadeiro eu.



Vinícius Fernandes



OBS.: Curiosidades:

* É impossível sonhar com alguém que você nunca viu na vida. Se você sonhou com alguém que não conhece, saiba que você já viu essa pessoa ao menos uma vez. Tudo isso porque nosso cérebro não é capaz de formatar um rosto.
* Não é comum, mas já houveram casos de pessoas que morrem durante o sonho. A explicação disso é que o medo, ou a intensidade de realidade que a pessoa está submetida é tão intensa a ponto de aumentar os batimentos cardíacos e assim ter um infarte. Tenso não!?
Isso é tudo pessoal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário