sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Hà-Hà-Hà

     O texto de hoje tem cara de crítica, mas, principalmente, de desabafo. Nessa semana aconteceram algumas coisas que me fizeram pensar a escrever sobre o assunto. E isso veio logo num momento em que eu não estava com nenhum tema e nenhum saco pra escrever. Chega de blá-blá-blá e vamos logo ao que interessa. 
  
    Comecei a observar o comportamento das pessoas quando as mesmas estão em grupo, e até que ponto elas vão pra tentar chamar atenção. Isso é muito comum em colégios, principalmente quando os alunos se encontrar no terceiro ano. Eu venho de uma escola em que a rivalidade come solta entre as três turmas. É um fazendo piadinha com o outro, rindo do outro, querendo chamar mais atenção, todo aquele papo que vocês já sabem. Mas o engraçado é que vejo isso como uma rivalidade saudável. Saudável porque, mesmo estando no mesmo ambiente, cada turma trás consigo características, que não inferiores, nem superiores, mas sim únicas. É legal o fato de você ter um rival, de ter alguém pra "competir", dar risadas. Pense o que seria de um corintiano se não fosse um palmeirense. Pense o que seria do E31A sem o E31B e E31C.



      Sério, de fato eu achava que no colégio havia pessoas que tinham necessidade em mostrar que são melhores que as outras, e de fato tem. Mas percebi que é quando você sai na rua que isso se mostra mais evidente do que qualquer coisa.  
Cara, isso me deixa maluco. Tem gente que acha que a vida se resume a ter um carro com um puta som, em ter uma roupa de marca ou em ter qualquer coisa que envolva status. Aliás, vai entender o motivo que leva um cidadão a gastar três mil reais e perder o porta-malas do carro só pra colocar um maldito som. Ta aí, mais um mistério do universo. A impressão que eu tenho disso é que essas pessoas estão gritando: "OLHA, EU ESTOU AQUI, OLHA MEU CARRO, OLHA PRA MIM". 

    Só queria dizer, desabafar, apenas uma frase: NINGUÉM É MELHOR DO QUE NINGUÉM. O fato de você ter algo não te torna superior a uma pessoa que não a possua. E quando a galera pensa nisso geralmente pensa que isso envolve só coisas materiais ou relacionadas ao poder aquisitivo, mas não, não, não é só nisso que isso se resume. Pena que eu demorei pra perceber isso. Demorei, mas percebi que tem muita, mas muita gente que se acha superior pelo fato de saber mais, de possuir mais conhecimento. Isso tá extremamente nítido agora que estou fazendo cursinho. É fulano te olhando torto, é outro fazendo piadinha quando alguém faz uma pergunta ao professor. E o engraçado é que as pessoas que se acham super inteligentes, donas do conhecimento, não possuem a essência da inteligência. Que é o respeito, a paciência e a virtude. Enfim, é tanta coisa que, como diria Sartre, chega a dar Náusea.

    Pra fechar o texto, queria que vocês parassem pra pensar como tem sido sua postura quando se encontra em grupo. Se você tem sido você mesmo, ou se tem usado uma máscara, fingindo ser alguém que não é, só pra tentar ser aceito ou para entrar na "onda". E eu só quero deixar uma coisa bem clara: nada te torna melhor ou pior do que alguém, nada. As vezes o que um ou outra faz só é uma coisa que tenha mais visibilidade, mas o fato de ter ou não essa visibilidade não torna isso diferente do que é realizado por você. Esqueçam o ter e deem mais valor para o ser. 



Vinícius Fernandes


OBS.: É isso galera, fica aqui meu pensamento sobre esse assunto que acontece a todo momento, inclusive agora que você esta conectado ao facebook. Queria dizer também que é difícil manter a constância da qualidade dos textos, meus amigos Gui e Alex sabem disso. Então é normal que um ou outro assunto não agrade a geral. Tenham um bom final de semana e aqui vai um recadinho pra galera que vai prestar FUVEST nesse domingo.
- Tenha orgulho do que você sabe, o que você aprendeu durante esses três anos de ensino médio, é seu e ninguém nunca poderá te tirar. Não se desespere se as coisas vão ou não dar certas pra esse ano. Lembrem que vestibular tem todo ano, mas que a amizade, o amor, o esforço, o erro, as lembranças do colégio, elas são eternas.
Boa prova pra geral, e isso é tudo pessoal ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário