sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

?

     Boooooa noite pessoal, tudo bem com vocês? Bom, hoje meu dia foi corrido e não deu pra elaborar um tema que seja do interesse da maioria de vocês. Entretanto, diante de tal circunstância, decidi escrever sobre a maior de todas as brisas que eu carrego junto comigo.  Sério, de verdade, é uma coisa que quando eu penso começo a ficar maluco, e o fato de eu saber que eu nunca vou encontrar a resposta me deixa mais maluco ainda. Então não se assuste, não é nada que você nunca tenha pensado antes. Aliás, tem gente que acha que falar sobre isso é coisa de físico-cientista maluco. Eu penso o contrário, acho que, pelo menos uma vez na vida, todo ser humano já se questionou sobre isso: De onde vem o mundo? 

     As vezes olho pro céu e fico me perguntando de onde foi que eu vim, de onde foi que o mundo veio. Como é que raios se formou uma planeta, com tudo perfeito!? E pior, como é que se formou um ser capaz de pensar, de agir, de criar, seja a ciência, a filosofia ou a arte. De onde foi que veio a inveja, o ódio, o ciúme? De onde é que surgiu a vida? Eis aí perguntas que desafiam a capacidade intelectual do homem.


   Curioso do jeito que sou, decidi ir atrás de algumas repostas. Só que o engraçado é quanto mais respostas eu tento procurar, mais perguntas eu acho. Lembro que li uma vez em um livro, um excelente livro aliás, chamado "O Mundo de Sofia", que as estrelas que vemos a noite estão a milhões de anos luz aqui da Terra. 
Tá, mas e o que isso significa?
Significa que a luz de lá demora milhões de anos pra chegar aqui, e a luz daqui demora milhões de ano até chegar lá. E se você pensar que existe um observador qualquer naquela estrela agora, nessa exato momento, ele com certeza não estaria te vendo.
- Ué, mas como assim?
Se a luz demora milhões de anos pra chegar até lá, então quer dizer que se um observador tivesse lá nesse momento ele estaria vendo a Terra a milhões de anos atrás. Provavelmente ele estaria vendo um monte de Dinossauros pelados correndo. E vale o mesmo pra gente, e aí que está o curioso. Quando olhamos para o céu e vemos as estrelas nós na verdade estamos vendo o que elas já foram.  

     Que brisa né? Pois é! Mas tem algo muito mais brisado do que isso. Só vou falar disso, fechar o texto, e parar de amolar o seu preciso tempo. Bom, uma vez meu professor narigudo de física disse que existem mais galáxias no universo do que grãos de areia na praia. Admitindo que cada galáxia tem seus bilhões de corpos nos totalizamos aí um número de... sei lá, infinitos corpos, envolvendo sistema solares, estrelas e planetas. Pra resumir todo esse blá-blá-blá que falei aqui, assista a esse vídeo e descubra o quão pequeno nós somos. Ah, e só pra acrescentar, tudo o que vocês verão no vídeo é o que já foi parcialmente descoberto. Pode ser, e bem provável que seja mesmo, que o universo seja bem maior do que o que está no vídeo, os chamados "universos paralelos". Bom, isso aí já são conhecimentos muito específicos e um assunto pra outro dia. (Que eu espero nunca falar,rs)









Vinícius Fernandes



OBS.: Ciência é um assunto que não agrada a maioria, porém acredito que o texto de hoje tenho sido mais de curiosidade do que qualquer outra coisa. 
Finalizo com essa pergunta: De onde é que veio tudo isso?
Boa noite e bom final de semana pra vocês.
Isso é tudo pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário