sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Falsa revolta.


Carnaval. Pois é, mais uma vez ele chegou. O motivo de a data ser tão esperada por nós, brasileiros, é pelo fato de conseguir reunir tudo aquilo que nosso povo mais ama: Bebida, farra, feriado, bundas de fora e sexo desenfreado. Porém, não adianta querer remar contra a maré, afinal, por mais discutível que seja não adianta querer questionar aquilo que é a CULTURA que faz parte da história de todo um povo.
No post de hoje, não quero falar ESPECIFICAMENTE sobre o carnaval, afinal, no ano passado, tanto eu como o Sales já falamos sobre isso nessa mesma época. Mas, vou falar sobre a falsa revolta que o carnaval gera em algumas pessoas.
 
Que o carnaval é motivo para uma verdadeira bagunça, e que nós poderíamos estar fazendo coisas muito mais importantes nesses dias em que o Brasil literalmente para e se torna uma folia sem fim, isso todos nós sabemos. Que o dinheiro investido pelas prefeituras no carnaval poderia estar sendo investido na educação, saúde, transporte publico coletivo... Nós também sabemos. Isso é motivo de revolta? Sim, com certeza.

Porém, o primeiro ponto que eu quero ressaltar é a revolta exagerada e muitas vezes forçada de algumas pessoas com algum tipo de situação. Não é só com o carnaval. Ultimamente, muitas pessoas começaram a criticar alguma coisa apenas para demonstrar algum conhecimento sobre a situação e através da crítica (algumas sem fundamento) tentar parecer um pouco mais inteligente ou “cult”. O que eu quero dizer basicamente é que a liberdade de expressão é um direito de todos e criticar aquilo que nos incomoda é perfeitamente normal (ainda mais na internet). Eu, Guilherme Olimpio que o diga, afinal, boa parte dos meus posts são sobre coisas que eu não gosto ou me incomodam. Porém, o que me deixa meio puto são críticas simplesmente para causar tumulto ou fazer parte do grupinho que reclama.

O BBB é um exemplo clássico pra isso. Todo dia no twitter é a mesma ladainha. A galerinha que assiste fica comentando, e a galerinha que não gosta reclama da galerinha que assiste e fica comentando. Todo mundo sabe que o BBB é uma piada e aquilo ainda faz sucesso no Brasil porque afinal de contas, o brasileiro ama cuidar da vida dos outros e assistindo ao BBB você pode cuidar de MAIS DE UMA VIDA simultaneamente sem maiores consequências, afinal, os participantes estão lá com este intuito. Mas ficar criticando sem parar a galera que assiste só pra falar “ó, eu não assisto BBB hein, sou mais inteligente por isso” não te torna, de fato, mais intelectual, até porque não assistir ao BBB não é mais do que sua obrigação, a não ser que você ainda não tenha enjoado de todo aquele teatro.

Enfim, eu só quis chegar a um lugar com esse post: Se quer criticar algo, critique por estar realmente incomodado e não para parecer mais inteligente ou descolado. Alguns de vocês ficam reclamando em vão do carnaval como se isso fosse o maior dos seus problemas e falando que seu país é um LIXO enquanto na África milhares de pessoas não têm absolutamente nada pra comer. Ao invés de encher o saco no twitter falando que a galera que curte o carnaval vai pegar aids (como se houvesse época certa pras pessoas pegarem aids) aproveite seus dias de folga e não encha o saco.

Guilherme Olimpio

Obs.: Parabéns pra você, nessa data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida churururururu. Pois é, na última quarta-feira o Blog Levemente completou UM ANO de existência. Que essa história possa durar por mais muitos e muitos anos e que a vontade de escrever dos adm’s dure mais ainda. Obrigado a todos vocês que fizeram/fazem parte dessa história. PARABÉNS, LEVEMENTE. Bom carnaval, lindos. Usem camisinha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário