segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Colméia humana.


      É galera, não somos mais crianças. Todo o conforto que tínhamos quando éramos mais novos está indo embora com o passar dos dias. A face do fantasma da responsabilidade está cada vez mais nítida para nós. Portanto, decidi escrever sobre isso: sobre essa nova fase que estamos vivenciando. Dedico minhas palavras de hoje a todos os alunos de terceiro ano, vestibulandos, universitários, e a maioria: os perdidos.

      Chegou a hora! Chegou a hora de decidir quais caminhos seguir, porque seguir e como seguir.  É chegada a hora de escolher uma profissão, de começar a ter consciência de qual será nosso caráter profissional. Nesse barco, estamos todos juntos. Todos com dúvidas, com medos, com ideias e com sonhos.

     Em meio a isso existe uma pergunta que está mais manjada do que qualquer outra coisa. Uma pergunta que nossos pais nos fazem, e até nós mesmos nos questionamos: Trabalharei com o que gosto, ou com o que dá dinheiro? Sou daqueles que prioriza a felicidade no quesito profissional, que encontra no trabalho não só as obrigações, mas também a alegria. E para que isso aconteça, é claro, temos de escolher trabalhar com o que nos proporciona prazer. Em resumo, se escolhermos trabalhar com o que gostamos, com algo que iremos fazer com vontade e com AMOR, o dinheiro será uma mera consequência. Ou seja, ele virá.


        Tá Vinícius, e quando alguém não sabe  qual profissão escolher? Cara, isso é o que mais acontece. Já perdi a conta de quantas pessoas abandonaram o curso na faculdade e logo depois começaram a fazer outro. Não tem nada de anormal nisso, muito pelo contrário. Antes interromper do que continuar a construir um futuro que não traga junto um sorriso no rosto, se é que você me entende. Logo, se você ainda não decidiu o que vai fazer da sua vida, se você ainda não sabe qual será sua profissão, não entre em pânico. Uma hora você saberá, uma hora suas habilidades e seu talento irão se manifestar.
           

      Uma coisa muito louca que fico pensando é o fato de termos que escolher uma única profissão, um único caminho pra seguir o resto da vida. Fazer as mesmas coisas, todos e todos os dias. Sempre que penso nisso lembro-me do “Bee Movie”, é,  aquele mesmo da abelhinha. No filme, as abelhas cumprem as mesmas tarefas até o final de suas vidas. Se elas tem que mexer o mel, é o mel que elas irão mexer, até morrerem. 

     Diferente das abelhas do filme, temos a capacidade de escolha, possuímos a razão. Podemos escolher o que vamos fazer, e como vamos fazer. Também temos a condição de sempre renovar, de aperfeiçoar e de aprender. Mas, para que isso ocorra é necessário que muito suor seja derramado, que as forças, esforço e força de vontade, sejam presentes em TODOS os nossos dias. Portanto vos digo: nunca desista dos seus sonhos, nunca se contente com pouco, aprenda, erre, cresça. Esforce-se bastante agora, para que lá na frente você possa encontrar a alegria, o prazer e a felicidade no trabalho. Termino esse texto com uma mensagem motivadora de um cara que foi pouco conhecido, e que ninguém sabe quem é...

"Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo... e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso."
(Michael Jordan)


Vinícius Fernandes


OBS.: "Fluxos migratórios do século XXI" foi de fod&#. Ignorem minha observação no último texto. Tinha colocado aquilo porque pensei que seria aquele o tema da redação. E o engraçado é que fiz umas três redações com aquela porcaria. Enfim, tomei no nariz.
Boa semana pra vocês. E como o Gui e o Alex já comentaram: ESCUTEM ADTR.
Isso é tudo pessoal...


Nenhum comentário:

Postar um comentário